Projetos

Idealização
Construindo pontes para um atendimento seguro e humanizado para a população migrante LGBTQI+

Financiado pelo Edital “Liderando desde el Sur” do Fundo ELAS, o projeto teve como objetivos a construção colaborativa de: 

  • Manual de atendimento para pessoas migrantes internacionais LGBTQI+, tanto para a região de São Paulo quanto para o Rio de Janeiro. 
  • Ciclo de oficinas de “Boas práticas para o atendimento humanizado da população migrante internacional LGBTQI+” no Ceará.

O projeto aborda temas relacionados aos direitos da população migrante LGBTQI+ e recomendações de atendimento humanizado e comunicação inclusiva, para assim, ativar a participação de agentes como gestores da prevenção de violências baseadas em gênero dirigidas à população LGBTQI+ migrante internacional dentro dos espaços de atendimento público e privado.

Rede MILBi+:

Maria Paula Botero / Rocio Bravo Shuña / Verónica Gálvez Collado

Instituições colaboradoras:

São Paulo: Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara),  Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig), Centro de Referência da Diversidade Brunna Valin (CRD), Grupo Pela Vidda SP, Casa Florescer, Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+ da Secretaria Municipal de Saúde. 

Rio de Janeiro: LGBT+movimento e Casinha. 

Ceará: Organização Internacional para as Migrações (OIM) e com o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará e o Centro Estadual de Referência LGBT+.

Peças gráficas

Design: Luciana Aguilar

Revisão: Marina Caldeira Antunes

Manual de atendimento humanizado a migrantes internacionais LGBTQI+ São Paulo:

Fique à vontade para baixar o material e compartilhar, mas lembre-se sempre de citar as referências para que outras pessoas conheçam a Rede MILBi+.

Se desejar contribuir com algum material, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@redemilbi.com